Sobre o Governa Brasil

O Governa Brasil começou como uma iniciativa de servidores públicos do Superior Tribunal de Justiça, e vem se expandindo com a participação de servidores de vários outros órgãos da Administração Pública Federal.

O nosso intuito é incentivar boas práticas de governança e gestão na Administração Pública brasileira, melhorar os controles em contratos e licitações e, ao mesmo tempo, tentar desburocratizar – especialmente para o cidadão – a máquina pública, por meio da partilha de experiências.

A ideia por trás do Governa Brasil é melhorar a Administração Pública como um todo, com foco em seu principal beneficiário: o cidadão. Percebemos que existiam várias iniciativas espalhadas pelo país nesse sentido, mas faltava um meio de comunicação entre os servidores e gestores públicos para divulgar essas práticas e trocar ideias a respeito da implantação de controles e mecanismos de Governança.

Assim, criou-se o Governa Brasil como um veículo democrático: qualquer pessoa envolvida com Governança ou Gestão na Administração Pública pode escrever um artigo para postar aqui. Para manter a qualidade e seriedade, um conselho de editores – também composto por servidores públicos – faz a análise do conteúdo e eventuais correções ou sugestões, sempre com o acompanhamento do autor, e com o cuidado de não alterar a ideia original do texto.

Apesar de ser formado por servidores e gestores públicos, o Governa Brasil não está oficialmente ligado a nenhum órgão público, e as opiniões e artigos aqui apresentados não representam necessariamente a opinião das organizações. No entanto, os autores tentam trazer um pouco de sua experiência na Administração Pública, além de ideias e recomendações advindas de normas e manuais de boas práticas.

Seja você também um colaborador do Governa Brasil. Entre em contato através do e-mail governabrasil@governabrasil.com.br e participe da melhoria do país.